quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Atualização sobre a vacina do HPV


O Ministério da Saúde, no mês de julho 2017, anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra o papiloma vírus (HPV) em meninos, estendida para a idade de 15 anos. Desde janeiro desse mesmo ano, a idade máxima limite era de 13 anos. Além disso, crianças e jovens entre nove e 26 anos portadores de HIV/AIDS também terão acesso à vacinação pelo SUS.    No início, a vacinação era destinada apenas para o público feminino, pois a infecção pelo HPV traz maiores consequências para esse universo. O HPV é o maior causador de câncer de colo de útero, o segundo como causa de mortes em mulheres, logo depois do câncer de mama. Mulheres acima dos 50 anos estão mais susceptíveis a serem portadoras do HPV e de desenvolver neoplasias relacionadas ao vírus quando comparadas às mulheres mais jovens.

 O vírus HPV atinge a população masculina de forma mais branda, sendo mais comum o aparecimento de manchas e verrugas no pênis. As chances de causar neoplasias em homens são menores. Porém, a importância da vacinação do público masculino se dá, que menos homens infectados, haverá a redução da transmissão do vírus às mulheres durante o ato sexual. Portanto, previne-se assim a infecção das mulheres.

O objetivo do Ministério da Saúde é o de proteger o público jovem e diminuir de maneira drástica a infecção pelo vírus. Essa ação é importante, principalmente ao se considerar que as pesquisas apontam que a vida sexual do brasileiro se inicia de maneira precoce, por volta dos 13 aos 15 anos. Porém, essas vacinas não são baratas, tendo alto custo no momento de ofertá-las para a população.

É importante se conscientizar sobre o HPV durante as campanhas realizadas pelo governo e buscar a imunização e os meios de prevenção mais efetivos. É válido lembrar que, mesmo sendo vacinado, sempre deve-se fazer uso do preservativo durante o ato sexual para se proteger de outras doenças sexualmente transmissíveis. Se oriente com o farmacêutico sobre as campanhas de vacinação e procure os postos de saúdes mais próximos.

João Gabriel Gouvêa da Silva - 6° semestre do curso de Farmácia

Referências:

PANOBIANCO, M.S. et al. O conhecimento sobre o HPV entre adolescentes estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.22, n.1, p.201-7, Jan./Mar. 2013

ZARDO, G.P. et al. Vacina como agente de imunização contra o HPV. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.19, n.9, p. 3799-3808, 2014.

G1 Globo – Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para meninos de 11 até 15 anos.

Portal Brasil – Homens e mulheres de até 26 anos poderão ser imunizados contra HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário