sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Desenvolvimento de novas vacinas

Diversas doenças que antigamente causavam epidemias, e levavam milhares de pessoas ao óbito, hoje em dia, dificilmente chegam a infectar seres humanos ou não causam mortalidades na mesma dimensão. Este feito pôde ser realizado graças às vacinas, substâncias biológicas com a capacidade de estimular o sistema imune. Elas garantem que o agente causador da doença seja eliminado antes de estabelecer o processo infeccioso, tão logo o organismo entre em contato com o agente invasor.

No processo de desenvolvimento de novas vacinas, os pesquisadores procuram métodos de como fazer o sistema imunológico reagir de maneira mais efetiva contra determinado agente invasor ou de maneira menos agressiva quando são processos autoimunes.

A rinite alérgica, por exemplo, é causada pelo sistema imune identificar as partículas de pó como grande ameaça ao organismo e reage de maneira exagerada. Pesquisas recentes conseguiram desenvolver uma vacina que, quando administrada todas as doses corretamente, é evita a sucessão de crises, atuando como medida profilática.

Outras pesquisas estão tentando desenvolver uma vacina que consiga prevenir o aparecimento da diabetes. Em estudos conduzidos em animais de laboratório, a administração da vacina chamada BCG durante as primeiras semanas de vida do animal consegue prevenir o aparecimento do quadro de diabetes.

Porém, para uma vacina recém-desenvolvida ser considerada segura e eficaz, são necessários diversos ensaios e testes. Inicialmente os pesquisadores buscam os antígenos a serem combatidos e passam a desenvolver o conceito por trás da vacina, fazendo seus devidos testes em animais de laboratório e tubos de ensaio. Após comprovado a eficácia da vacina em testes laboratoriais, iniciam-se os testes em humanos.

Durante o período de testes em humanos, as fases iniciais são realizadas pequenos grupos de pessoas, para comprovar a segurança da resposta imunológica. Dando resultados positivos, a próxima fase se baseia em testes realizados em maiores grupos de indivíduos, para poder assegurar, com maior precisão, a segurança da vacina, sendo definido nesta fase a dose exata e o tempo em que a vacina é administrada.

Os testes não se limitam a essas fases. Ainda são realizados testes com centenas de pessoas, com o objetivo de garantir a segurança de seu uso e eficácia. Mesmo a vacina apresentando resultados positivos em todos os testes, ela continua sob supervisão das autoridades para haver a certeza de que a vacina é segura e eficaz.

É importante compreender que os estudos sobre desenvolvimento de novas vacinas é muito variado e muitas vezes não significa necessariamente que haverá cura definitiva. Este processo pode demorar pelo menos 5 anos do início do desenvolvimento até que possa ser usada amplamente. As vacinas são benéficas e auxiliam o sistema imune a realizar seu trabalho de maneira mais efetiva, portanto sempre mantenha as vacinas em dia, busque orientação em uma unidade de saúde mais próxima.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 6° semestre do curso de Farmácia

Referências:

KIRSTEN, V.R. et al. Modelos experimentais para o estudo do diabetes tipo 1. Medicina. Ribeirão Preto, v.43, n.1, p. 3-10, 2010.

DINIZ, M.O.; FERREIRA, L.C.S. Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de vacinas. Estud. av. São Paulo,   v.24, n.70,  2010.


LOURENÇO, E.A. et al. Subcutaneous Immunotherapy Improves the Symptomatology of Allergic Rhinitis. Int. Arch. Otorhinolaryngol. São Paulo,   v.20, n.1, Jan./Mar. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário