quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Medicamentos e os rins

O uso de medicamentos traz alívio para muitas pessoas, porém sempre haverá reações adversas.  A decisão pelo seu uso se dá pela ponderação entre os níveis de risco e de benefício que os remédios provocam. Existem vários níveis de reações adversas e o fígado e os rins são mais suscetíveis por estarem bastante expostos aos medicamentos. O fígado é o responsável pelo processamento dos constituintes do remédio visando a facilitação da sua eliminação pelos rins.

Alguns medicamentos são muito nefrotóxicos, ou seja, causam danos aos rins. Cerca de 20% das pessoas são internadas por lesões renais agudas causadas por medicamentos. Em um primeiro momento, esse dano não apresenta sinais nem sintomas. Nessa fase, o diagnóstico tem de ser feito por exames laboratoriais. Mas as pessoas com problemas renais pré-estabelecidos devem evitar medicamentos como aminoglicosídeos (gentamicina, estreptomicina), anfotericina, ciclosporina dentre outros.
Esses medicamentos são antimicrobianos e necessitam, obrigatoriamente, de prescrição médica. Porém, outros medicamentos mais acessíveis também podem causar lesões renais. Os anti-inflamatórios e analgésicos podem causar sérios problemas quando usados de forma contínua. Os idosos são mais suscetíveis. Estima-se que um entre 200 idosos com mais de 65 anos terá insuficiência renal aguda pelo uso desses medicamentos. E a insuficiência renal estará instalada dentro dos primeiros 45 dias de uso.

Além desses medicamentos citados, muitos outros fazem parte da lista de nefrotóxicos, potencialmente lesivos aos rins. Alguns estudos apontam para mais de 50 medicamentos usados corriqueiramente ou em ambiente hospitalar podem causar insuficiência renal. Aos médicos cabem analisar o risco e, eventualmente, substituir os medicamentos ou ajustar as doses. Ao usuário, é importante que se mantenha bem hidratado, para evitar o acúmulo de medicamento ou seus metabólitos nos rins.

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe-as para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.


*Publicado originalmente pelo Jornal da Orla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário