sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Tônicos Capilares

Nos dias de hoje, tanto os homens quanto as mulheres se preocupam com a estética capilar. A preocupação com a aparência está, muitas vezes, relacionada com a identificação pessoal de cada indivíduo ou caracterização de determinado grupo social. Indivíduos com perda capilar, cabelos danificados ou que não estejam satisfeitos com a aparência do próprio cabelo são os que mais buscam profissionais para atingir seus objetivos.
Os fios de cabelo são como os demais pelos do corpo humano, porém são fios queratinizados devido às particularidades do organismo na sua produção. Para que os fios capilares possam crescer de maneira saudável é necessário que o organismo tenha acesso a diversos nutrientes encontrados na dieta. Porém, o cabelo, na maioria das vezes, está exposto ao ambiente e pode ser danificado nessa situação, devido a ambientes úmidos ou ressecados demais, por exemplo.  

Devido à complexidade na formação do cabelo, há o estímulo à busca por novos tratamentos que possam resolver os problemas capilares de cada indivíduo, conforme o desejo individual. Entre os tratamentos capilares, é possível citar os tônicos capilares. Suas aplicações incluem o tratamento de caspas, quedas capilares e são estimulantes de crescimento capilar, também atuando no fortalecimento e nutrição dos fios.

Obviamente, cada tônico terá uma composição e ação diferente, dependendo do objetivo do tratamento. Esses produtos terão na sua composição os nutrientes que favoreçam a renovação celular e o metabolismo celular na região do couro cabeludo, conferindo maior força e resistência aos fios.

É muito comum encontrar anúncios alegando que os tônicos capilares farão os cabelos crescerem mais rápido, atingindo tamanhos que normalmente demorariam anos para chegar. De fato, alguns tônicos capilares têm essa capacidade, porém não da maneira apresentada.

Estudos apontam que, se o cabelo estiver saudável, ele cresce cerca de um cm por mês. Porém, se ele não estiver saudável, seu crescimento poderá ser muito inferior. Dependendo do tônico, ele irá ajudar na nutrição dos cabelos danificados, fazendo com que cresçam. Porém, não irão crescer mais do que essa média de um cm por mês. Nem em cabelos saudáveis.

Existem tônicos que auxiliam o crescimento de cabelos em pacientes que apresentam queda capilar, sendo tônicos que apresentam medicamentos como a finasterida, latanoprosta e minoxidil. Por mais que produtos para a estética capilar pareçam de simples entendimento, nunca deixe de consultar um profissional da área cosmética ou dermatológica para lhe ajudar no tratamento. A utilização de substâncias no couro cabeludo por conta própria podem gerar efeitos indesejáveis e piorar a situação estética do cabelo.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 6º semestre do curso de Farmácia

Referências:

POZEBON, D. et al. Análise de cabelo: uma revisão dos procedimentos para a determinação de elementos traço e aplicações. Revista Química Nova. São Paulo, v.22, n.6, 1999.

MULINARI-BRENNER F.; SOARES I.F. Alopecia androgenética masculina: uma atualização. Rev. Ciênc. Méd. Campinas, v.18, n.3,p.153-161, Maio/Jun. 2009.

BLUME-PEYTAV, U. et al. A randomized double-blind placebo-controlled pilot study to assess the efficacy of a 24-week topical treatment by latanoprost 0.1% on hair growth and pigmentation in healthy volunteers with androgenetic alopecia. J. AM. ACAD. DERMATOL. Schaumburg, v. 66, n. 5, Maio 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário