sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Uso de suplementos para complementar a nutrição

Uma nutrição adequada consiste na ingesta balanceada de proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais, vitaminas, fibras e água. A absorção desses componentes é o fator primordial para o bom desenvolvimento funcional de diversos sistemas do nosso organismo, como o digestivo, cerebral e cardiovascular. Além de influenciar diretamente no aumento da imunidade do indivíduo, visto que o déficit desses componentes nos torna propensos a desenvolver um processo infeccioso.

Suplementos alimentares podem ser definidos como produtos constituídos por vitaminas, minerais, produtos herbais, extrato de tecidos, proteínas e aminoácidos, utilizados com o intuito de melhorar a saúde e prevenir doenças. Indivíduos que possuam uma alimentação adequada não necessitam fazer o uso de suplementos alimentares, pois são capazes de absorver todos os nutrientes necessários através da alimentação. No entanto, existem casos em que apenas a alimentação adequada não suprirá os nutrientes em quantidades suficientes, como em caso de anemias, hipovitaminoses e desnutrição.

Em situações como essas, recomenda-se o uso de suplementação de nutrientes específicos, proporcionando ao paciente a complementação necessária. Todavia, não se deve substituir a alimentação rica e variada por substâncias em cápsulas ou pó. Sua finalidade é a da complementação quando necessário.

Com o crescente desenvolvimento comercial e a venda de novos suplementos, o uso passou a ser feito de forma inadvertida, sendo muitas vezes recomendado por profissionais que não possuem formação na área, sem conhecer os riscos e benefícios de cada produto. O uso excessivo de suplementos proteicos, por exemplo, pode levar ao aumento de gordura corporal ao invés de massa magra, e até mesmo a sobrecarga da função hepática e renal.

O papel do nutricionista é primordial para evitar o consumo inadequado de suplementos, e também para prescrever o seu uso quando necessário, cabendo a ele definir qual suplemento deve ser adotado, e qual a necessidade do paciente, definindo-se dose e posologia. A orientação de um nutricionista é fundamental para uma alimentação adequada.

Mayra Ivonete Wessling – 6º semestre do curso de Farmácia.

Referências:

MOREIRA, Fernanda Pedrotti; RODRIGUES, Kelly Lameiro. Conhecimento nutricional e suplementação alimentar por praticantes de exercícios físicos. Rev Bras Med Esporte, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 370-373, Oct.  2014 . 

PEREIRA, Raquel Franzini; LAJOLO, Franco Maria; HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Rev. Nutr., Campinas, v. 16, n. 3, p. 265-272, Sept.  2003 .


ROCHA-DE-MELO, Ana Paula; TEODOSIO, Naíde Regueira. Nutrição adequada: a base do funcionamento cerebral. Cienc. Cult., São Paulo, v. 56, n. 1, p. 32-35, Jan.  2004 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário