terça-feira, 27 de setembro de 2016

A epidemiologia do suicídio

O suicídio é um problema de saúde grave e é uma problemática em nível mundial. Os números de mortes por suicídio são grandes, mas estima-se que para cada suicídio existam pelo menos 25 tentativas frustradas. Os estudos apontam que as taxas de suicídio são maiores nos adolescentes e idosos, também sendo mais comum em homens do que em mulheres. Durante a adolescência, o jovem passa por diversas transformações psicológicas e sociais, muitas vezes encontrando-se em situações de angústia por ainda não ter afirmado claramente sua identidade.

O problema inicia-se quando essa situação de angústia e conflito acaba tornando-se problema psiquiátrico mais sério, como por exemplo, a depressão. Muitas vezes a depressão é a alavanca que “incentiva” o indivíduo a praticar o suicídio. Há diversas formas que os indivíduos utilizam para se auto exterminar. As mortes por arma de fogo, armas brancas e enforcamento são as mais fatais e brutais, mas curiosamente não é a forma mais utilizada.

O suicídio, em sua grande maioria, não é um ato totalmente intencional, ou seja, o indivíduo não tem o desejo de se matar, mas sim de aliviar a dor e o sofrimento que está passando no momento, sendo um ato muito mais impulsivo. Isso justifica a utilização das substâncias químicas em primeiro lugar nos casos de suicídio, que são menos fatais quando comparados com as armas e o enforcamento. As substâncias químicas mais utilizadas são os medicamentos.

Os medicamentos são os mais utilizados devido sua facilidade de obtenção e pela cultura popular de armazenar medicamentos que sobram em casa.  As tentativas por intoxicação medicamentosa muitas vezes chega a ser problemática, principalmente pela dificuldade de diagnosticar se a alta dosagem foi ou não intencional. Isso ocorre porque muitas pessoas têm medo do estigma e preconceito que sofreriam caso afirmassem uma tentativa de suicídio e, assim, omitem o real problema.

A forma mais convencional é por meio dos “coquetéis de comprimidos”, quando o indivíduo junta diversos medicamentos em um frasco e os ingere. Mas os grupos farmacológicos mais utilizados para este propósito são: antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes e anti-inflamatórios não esteroidais.

Quando o indivíduo faz uso de substâncias químicas para o suicídio, e não consegue atingir este objetivo, deve ser levado o mais rápido possível para um hospital para os procedimentos corretos. Não provoque o vômito. Porém pode haver consequências e a dose medicamentosa excessiva pode deixar sequelas, causando falência de diversos tecidos e órgãos, podendo fazer com que você perca as condições fisiológicas adequadas para o seu organismo e se tornando dependente de terapias pelo resto da vida. Se estiver sentindo sintomas de depressão, procure um psicólogo, pois ele é um profissional qualificado para ajudar na resolução de problemas psicológicos.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 4° semestre do curso de Farmácia

Referências:

BERNARDES, S.S. et al. Perfil das tentativas de suicídio por sobredose intencional de medicamentos atendidas por um Centro de Controle de Intoxicações do Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. v.26 n.7. Jul. 2010

ROSA, N.M. et al. Intoxicações associadas às tentativas de suicídio e suicídio em crianças e adolescentes. Rev. Enferm. Recife. v.9 n.2 p.661-8. Fev. 2015

SANTANA, J.C.B. et al. Caracterização das vítimas de tentativa de autoextermínio atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Sete Lagoas e região. Rev. Bioethikos. São Paulo. v.5 n.1 p. 84-92. 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário