segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Uso recreativo de bebidas energéticas

O mercado está sendo invadido por bebidas energéticas, que foram criadas para incrementar a resistência física, proporcionar reações mais rápidas e maior concentração, aumentar o estado de alerta mental, evitar o sono, proporcionar sensação de bem-estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substâncias nocivas para o corpo. O uso do energético associado a bebidas alcoólicas é maior do que o associado à prática esportiva.

A população tem acesso livre a essas bebidas nos locais onde se reúnem para dançar, em clubes, academias, bares entre outros. O consumo associado a bebidas alcoólicas é um costume antigo e ocorre bastante na população mundial.

A dependência do álcool é uma das causas de problemas físicos e psíquicos atualmente. Com o passar dos anos, várias substâncias foram usadas com o objetivo de amenizar os efeitos da intoxicação alcoólica. A combinação com as bebidas energéticas à base de carboidratos, taurina e cafeína ocorreu de forma rápida na ingestão conjunta com bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas.

Apesar da recomendação de evitar a mistura com o álcool, isso ocorre com frequência. As pessoas que não têm o hábito de ingerir uísque e/ou vodka, por exemplo, fazem uso em grande quantidade do álcool, quando misturados às bebidas energéticas. Isso acontece porque a mistura melhora o sabor das bebidas alcoólicas, estimulando a ingestão de maiores quantidades das destiladas.

Em geral, quando ocorre a ingestão dos energéticos em baixa quantidade e frequência, não causam problemas físicos e/ou psíquicos. Porém, seu uso abusivo pode ser prejudicial. O uso do energético parece retardar os efeitos depressores do álcool, o que leva a maior consumo de bebidas alcoólicas, podendo causar convulsões, arritmias e morte súbita.

A sensação de redução dos efeitos depressores do álcool pode superestimar a capacidade do usuário a desempenhar atividades, o que irá aumentar o risco de acidentes.

Apesar do comércio dessas bebidas ser regulado pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, é importante a intervenção na prevenção do consumo de energéticos com orientações simples para diminuir o uso dos mesmos, reforçando a importância da hidratação e alimentação adequada para ter um bom desempenho esportivo e para prevenir os riscos que ocorrem ao ingerir bebidas energéticas com álcool.

Lais Oliveira Reis – 8º semestre do curso de Farmácia

Referências:

FERREIRA,E.F., et.al., O efeito das bebidas alcoólicas pode ser afetado pela combinação com bebidas energéticas ? Um estudo com usuários. Rev. Assoc. Med. Bras. 2004, p. 48-51.

BALLISTRERI,M.C.; WEBSTER,.C.M.C., o uso de bebidas energéticas entre estudantes de educação física, Ver. Latino-am. Enfermagem , 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário