sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mitos e verdades sobre os energéticos

Hoje em dia, o uso de bebidas energéticas está muito difundido na sociedade, principalmente entre os jovens. Elas têm o propósito de incrementar a resistência física, estimular o centro de vigília, fazendo com que o indivíduo tenha respostas mais rápidas, aumentando o estado de alerta, diminuindo o sono e proporcionando uma sensação de bem-estar. As bebidas energéticas têm como principais ingredientes: taurina, cafeína, guaraná, ginseng e vitaminas. Essas substâncias têm a propriedade de regularizar alguns sistemas do corpo alterados por algum tipo de tensão.

A maneira mais comum que as bebidas energéticas são ingeridas é de maneira recreativa, onde os jovens as utilizam para melhorar o gosto da bebida (normalmente bebidas destiladas) e se manterem acordados para longas noites de estudo. Inclusive, é muito comum nas propagandas de energéticos que a ingestão deles irá melhorar seu rendimento na hora de estudar ou praticar atividades. Existem poucos estudos sobre os energéticos na população jovem evidenciando seus riscos, mas de qualquer forma é preciso estar ciente dos mitos e verdades que a população cria para justificar o uso frequente dessas bebidas.

Prejudicam o sono: Verdade. Eles podem te deixar acelerado e mais estimulado para os estudos na madrugada, porém depois você vai se sentir mais exausto e consequentemente dormir mais para compensar o tempo perdido. Mesmo que cada indivíduo possua seu próprio metabolismo e esse efeito possa acabar nem acontecendo, dizer que o energético não provoca a perda da qualidade do sono é um mito.

Energético faz bem para praticar atividades físicas: Mito. Energéticos fazem o organismo perder líquidos, aumentam a frequência cardíaca e a temperatura do corpo, tendo o efeito rebote para o organismo, deixando-o ainda mais cansado e intensificando os efeitos do estresse muscular.

É que nem refrigerante, não faz mal: Mito. Quando consumidos em excesso, os energéticos causam ansiedade e cefaleia pois contém substância que possuem um grau de toxicidade questionável quando se trata de doses altas, portanto devem ser ingeridos com cautela.

Pode ser consumido por todo mundo: Mito. Pessoas com problemas de coração, pressão alta, que sofrem de insônia e hiperatividade não devem consumir energéticos.

Tomar energético com álcool faz mal: Verdade. Quando são consumidas com álcool, essas bebidas aumentam a liberação de adrenalina, causando suor, palpitações e dependendo da quantidade consumida, pode causar desidratação. Além do álcool ser uma bebida depressora do sistema nervoso central e o energético um estimulante, essa combinação, pode fazer com que o indivíduo crie coragem para fazer coisas perigosas.

Os energéticos não devem ser utilizados com tanta frequência e seu uso deve ser consciente, pois em excesso pode prejudicar a saúde.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 4º semestre do curso de Farmácia

Referências:

BALLISTRERI, M.C; WEBSTER-CORRADI, C.M. O uso de bebidas energéticas entre estudantes de educação física. Rev Latino-am Enfermagem [online]. Ribeirão Preto. v.16, n.spe, p.558-564. maio-junho 2008.

CARVALHO, J.M. et al. Perfil dos principais componentes em bebidas energéticas: cafeína, taurina, guaraná e glucoronolactona. Rev. Inst. Adolfo Lutz. São Paulo. v.65, n. 2, p. 78-85, 2006.

GHORAYEB, N.; AMPARO, F.; PERRONE, C. Bebidas Isotônicas e Energéticas, Suas Diferenças Cruciais. Rev. DERC. São Paulo. v. 19, n.1, p. 11-12, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário