terça-feira, 27 de setembro de 2016

Consumo de bebidas alcoólicas e energéticas está relacionado com a busca pelo prazer

A legislação brasileira proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, mas na prática, a realidade é diferente. Matéria divulgada pelo jornal A Tribuna no dia 31 de julho de 2016 mostrou que mais da metade dos estabelecimentos comerciais de Santos, o equivalente a 55,5%, vende bebida alcoólica para menores de idade. O apelo ao prazer é característica daqueles que veem no consumo de energéticos e bebidas alcoólicas uma possibilidade de fugir da realidade, questão que tem evidência na juventude.

Doutorando e mestre em Educação, o professor Ricardo Costa Galvanese, do curso de Filosofia da UniSantos, diz que quando o sentido da existência do indivíduo está ligado à intensificação de experiências de prazer, é inevitável que a pessoa busque o consumo destas e de outras substâncias. Para ele, é fundamental colocar em prática a diferença entre o que é bom e o que é prazeroso, já que nem tudo o que é bom traz prazer e vice-versa. “Se eu não souber fazer essa dissociação na organização da existência eu vou ter uma vida medíocre, presa à superficialidade da existência”.

Licenciado em Filosofia, o professor explica que essa vivência que atribui valor ao prazer, característica do hedonismo, faz parte da sociedade contemporânea baseada no capitalismo. Outro fator citado por ele é a busca pela potência máxima, que ocorre quando as pessoas buscam maior disposição para realizar tarefas, mesmo nos momentos de lazer. Nestes casos, os energéticos entram como alternativa para estimular o estado de alerta.

Menores – Jovens estudantes entrevistadas pelo Centro de Informação sobre Medicamentos da UniSantos relataram consumir bebidas alcoólicas sem qualquer impedimento. Algumas ainda disseram aderir a medicamentos, mesmo sem prescrição médica, para aliviar as dores de cabeça causadas pela “ressaca”. Por se tratar de menores de idade, os nomes utilizados a seguir são todos fictícios.

Bianca está com 14 anos e consumiu bebida alcoólica pela primeira vez aos 13, em uma festa. Ela conta que costuma beber mais aos finais de semana e que já chegou a ficar de “ressaca” devido ao consumo excessivo de álcool. Para aliviar, disse que tomou um medicamento para dor de cabeça. “Costumo beber pra ficar doidinha, isso que é legal. Sentir a brisa da bebida. Mas quando estou com alguma responsabilidade bebo o necessário”. Bianca diz que sua mãe tem ciência de que ela costuma beber, ao contrário de seu pai, que “nem sonha”. A jovem conta ainda que sempre toma energético com alguma bebida, como vodka, whisky ou catuaba.

A estudante Letícia não sente prazer no sabor de bebidas alcoólicas em geral, mas diz que costuma ingerir porque o que importa é o que acontece após alguns copos. Ela tem 14 anos e começou a beber com frequência há aproximadamente três meses. Letícia conta que já ficou embriagada, a ponto de sentir sonolência e dores de cabeça, por cerca de seis vezes. “Eu não penso no futuro. Às vezes eu falo que vou parar, sabe? Mas aí chega na hora e não dá”. Ela diz que seu pai às vezes deixa que ela experimente alguns goles porque ele prefere que ela beba em casa do que na rua. “Eu nunca cheguei a comprar, mas muitos amigos meus que são menores de idade compram numa boa, às vezes umas pessoas maiores compram também”.

Caroline tem 14 anos e bebe escondido de seus pais porque eles não deixam. Ela diz que começou a beber por influência de amigos que já bebiam e também porque, para ela, é natural que os adolescentes comecem a experimentar. A jovem diz que não ingere álcool com frequência, mas quando bebe, chega a tomar de 3 a 5 copos, dependendo do produto. “Alguns lugares não pedem RG e consigo comprar sem restrições, mas na maioria das vezes algum amigo de maior idade compra”. Ela diz que já ficou de ressaca duas vezes e, nas ocasiões, aderiu a um medicamento analgésico.

Liliane Souza - 6º semestre do curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário